top of page
Autores

Christian Dennys Monteiro de Oliveira eTiago Vieira Cavalcante (Orgs.)

Sinopse

O Laboratório de Estudos Geoeducacionais e Espaços Simbólicos (LEGES), há mais de uma década – desde 2006, quando se constituiu para além dos vínculos da pesquisa em ensino de Geografia – vem desenvolvendo estudos e metodologias capazes de tencionar a educação no amplo leque de temáticas que envolvem a Geografia. Considera a ciência geográfica um meio de pensar uma educação para o mundo em sua pluralidade e também uma forma de decifrar os símbolos e significados que compõem e são representativos daquilo que é o espaço em suas mais variadas escalas. O livro acompanha um movimento etnogeográfico que vem se adensando nos últimos anos, voltando-se para a descrição e explicação dos significados espaciais de ocasiões festivas ou rituais coletivos, de paisagens patrimoniais e turísticas, e de experiências educacionais contra-hegemônicas. Os autores (as) se inserem no debate vigoroso posto desde o “giro cultural” na década de 1980, tanto no plano nacional quanto internacional, o qual tem reverberado na produção de livros, artigos acadêmicos e influenciado temáticas culturais nos encaminhamentos presentes em livros didáticos e paradidáticos. Acesso ao livro.

Sentidos da geografia escolar.jpg
Autor

Christian Dennys Monteiro de Oliveira

Sinopse

Sentidos da Geografia Escolar aborda a ampliação científica necessária ao desenvolvimento do Ensino Básico de Geografia, a fim de instrumentalizá-lo no enfrentamento dos desafios de aprendizagem do mundo contemporâneo. Notadamente os desafios de linguagem, de conceituação e articulação dos diversos saberes geográficos, internos e externos à sala de aula. Tomando por base os fundamentos teóricos da fenomenologia existencial, o Professor Christian de Oliveira diferentes caminhos para a construção de um projeto de ensino-pesquisa coerente com a formação da espacialidade do estudante. Corresponde assim à reorganização de trabalhos  como metáforas pedagógicas da captura dos sentidos corpóreos em sua busca de conhecimento. Faz, portanto, uma correlação das potencialidades temáticas e operacionais da geografia escolar, associando-as aos 5 Sentidos : CONSTITUINTE: O TATO;  DE SUSTENTAÇÃO: O PALADAR; CONTEMPLATIVO: O OLFATO; DA ALTERIDADE E IDENTIDADE: A AUDIÇÃO; DA DIALOGICIDADE: A VISÃO. O trabalho, entretanto, deixa em aberto a necessidade interativa da Geografia Escolar, por intermédio de sua prática docente mais qualificada, em proporcionar uma constante busca de sextos sentidos. Sentidos esses vinculados a imaginação criadora de novos sujeitos geográficos porvir. Acesso ao livro.

Autor

Christian Dennys Monteiro de Oliveira

Sinopse

Turismo religioso. Ele existe? Podemos considerar turista um peregrino e a fé uma motivação turística? Em que medida e sob quais circunstâncias um ato de contrição individual ou coletiva pode ser considerado uma forma de turismo? Eis o desafio que este livro propõe ao leitor: enxergar além das aparências e das idéias preconcebidas. Para o autor, a prática turística é, fundamentalmente, um exercício de trocas simbólicas e, nesse sentido, compreende também a busca pelo divino em seus diversos espaços de manifestação. E vai além. Atribui a esse tipo de visitação a mais profunda significação da atividade turística contemporânea. Tal qual um peregrino, o leitor é convidado a desvendar o texto e, na medida em que se aproximar do final, certamente perceberá que a riqueza de sua viagem não esteve em atingir o destino, mas na iniciativa da busca e, sobretudo, no próprio caminho percorrido. Acesso ao livro.

Geografia Literária em Rachel de Queiroz
Autor

Tiago Vieira Cavalcante

Sinopse

Este livro evidencia que podemos estudar o saber geográfico a partir de qualquer ponto de vista. Geografia do conhecimento que se estende muito além da ciência, ao considerar as geografias que habitam as mentes e os corações de todos os tipos de pessoas... entre elas os escritores... entre eles Rachel de Queiroz.

Para mais informações sobre o livro: Email: Tiagogeografiaufc@gmail.com

Autor

Alessandro Dozena

Sinopse

Geografia e Música, seriam campos científicos e/ou artísticos complementares? Poderíamos com pensamento cartesiano e dogmático responder negativamente a esse questionamento, para em seguida indagar sobre o que levaria alguém a considerar tal possibilidade, na certeza de que essa dicotomia dificilmente seria questionada.Neste livro você encontrará reflexões com um caráter lúdico e vívido que arriscam colocar em movimento o exercício da desconstrução de uma ciência geográfica mais afeita às regras e padrões normativos que aprisionam as suas sonoridades. A escolha do título do livro remete à teoria musical, em que diálogos são composições nas quais as vozes ou instrumentos se alternam ou se respondem. Assim, o livro afirma uma ciência geográfica mais criativa e próxima da música, evidenciando-se as potencialidades dessas aproximações. Acesso ao livro.

Autores

Christian Dennys Monteiro de Oliveira - Cristina Imaculada Santana de Oliveira

Sinopse

Cronemas são fusões literárias. Juntam prosa, poesia, desenhos e reflexões cotidianas. Na lembrança de crônicas curtas e provocações densas, Cronemas são desafios daquele deus-cronos, chamado tempo, que passa e deixa vestígios de tudo.  Criamos esse neologismo para brincar com esse deus, reverenciando-o. Somos aqui aprendizes, e convidamos vocês a essa lição de Português, de Geografia, de Educação experimental. Essas peças, Os Cronemas ou As Cronemas (não importa), mostram suas formas ainda como gênero inseguro. Necessita dos testes laboratoriais de nossos indispensáveis leitores e demandam a experimentação educativa, da qual não abrimos mão em interagir.
Nossa intenção vem sendo fazer, deste experimento, um jogo de peças, um puzzle em parceria autores/professores. Daí reunir os desenhos, nada profissionais, de uma Professora de Português com as letras, nada profissionais, de um Professor de Geografia. Resultado: a bomba ampulheta a ser virada por suas/seus Colegas Leitoras/es e Recriadoras/es de uma prosa que quer virar poesia e de uma poesia que quer ser lida como prosa. Imagem/Linguagem/Mensagem da inconformidade, mesmo no deleite das Artes que nos move para a vida.
Ao aproximar nossas letras de suas Mãos, seus Olhos, seu Sorriso, Cronemas não dizem tudo, mas tocam o essencial! 
Acesso ao livro.

Autor

Christian Dennys Monteiro de Oliveira

Sinopse

A Cultura Carnavalesca, em São Paulo, possui uma dimensão tradicional em acelerada modernização. Tal aceleração deu-se a partir de 1968 com um conjunto de incentivos e encaminhamentos que assemelharam o carnaval paulistano ao modelo da festa carioca como padrão nacional para as escolas de samba. Investigar uma geografia do turismo no interior dessa cultura corresponde à observação das motivações políticas e simbólicas que aceleraram a construção da passarela do samba paulistano. A modernização do Carnaval criou um lugar especial para seu desenvolvimento turístico, popularizado como Sambódromo: o Pólo Cultural e Esportivo Grande Otelo, oficialmente um palco de eventos diversificados. O estudo mostra origem, significado, ocupação e os desafios desse palco, bem como a carência de um projeto político e cultural para potencializar seu uso no mundo do samba, o que se revelou claramente na organização do Carnaval de 2004 — uma homenagem aos 450 anos da cidade de São Paulo. Diante dos problemas políticos e funcionais que impedem o reconhecimento público do samba paulistano por toda a cidade, é apresentada uma proposta desafiadora para qualificar o uso simbólico e turístico desse espaço carnavalesco. Trata-se da interpretação do Pólo Cultural e Esportivo como Túmulo do Samba de fato — tal qual a expressão que Vinícius de Moraes cunhou para a cidade de São Paulo. A discussão sobre novas estratégias de apropriação desse espaço simbólico por parte do mundo do samba, bem como as possibilidades de investimento educativo no turismo cultural, é o pano de fundo dessa proposição, enriquecedora e desafiadora num só tempo. Acesso ao livro.

Autora

Lívia de Oliveira / Organizadores: Eduardo Marandola Jr. / Tiago Vieira Cavalcante.

Sinopse

Desde o surgimento do ser humano, existe uma geografia vivida, experienciada e percebida, da esfera do cotidiano. É dessa geografia que o presente livro trata. Os escritos de Lívia de Oliveira revelam o quanto a geografia faz parte de todos nós, constituindo nossa visão de mundo, nossas experiências e percepções dos espaços, paisagens e lugares. Neste livro estão reunidos textos publicados no decorrer da carreira dessa pensadora e que expressam sua travessia acadêmica. São duas as motivações para a organização deste volume. Em primeiro lugar, para homenagear os 90 anos dessa grande geógrafa paulista de Mairinque. Em segundo, para compilar um conjunto expressivo de suas contribuições, tanto pela ausência de obras longas que sistematizem seu pensamento, quanto pela dispersão de seus textos em diferentes veículos, o que torna mais difícil obter uma visão de conjunto de seu trabalho. Pleno de humanismo, cuidado e afeto, este é o testemunho de uma geógrafa apaixonada por sua ciência e de uma geografia que pode ser entendida como o estudo da Terra como lar das pessoas, revelando elementos fundamentais para o conhecimento de um importante capítulo da geografia brasileira. Acesso ao livro.

Autora

Alexandra Maria de Oliveira

Sinopse

Este livro revela parte das discussões realizadas na tese de doutorado intitulada: A contrarreforma agrária do Banco Mundial e os Camponeses no Ceará – Brasil, defendida no Programa de Pós--Graduação em Geografia Humana da Universidade de São Paulo em novembro de 2005.A tese teve como proposta discutir os liames teóricos e práticos constitutivos da política de reforma agrária de mercado implementada pelos governos estadual e federal, em parceria com o Banco Mundial entre os anos de 1996 e 2004. O momento histórico vivenciado pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2002) e o governo Tasso Jereissati (1995-2002) apontou para o avanço dos movimentos sociais e da luta pela terra e pela reforma agrária no Brasil e no Ceará. Acesso ao livro.

Autora

Alexandra Maria de Oliveira

Sinopse

A leitura do espaço geográfico brasileiro na totalidade é algo complexo e requer a compreensão dos movimentos geohistóricos, os quais vão deixando marcas profundas que definem contextos amplos em que estão contidas as especificidades, as subtotalidades, sejam espaciais ou territoriais. O que estou a fazer é ler sobre a questão da terra, mercado de terra, reforma agrária no Brasil e no mundo como parte do espaço geopolítico nacional e internacional. Acesso ao livro.

Autores

Christian Dennys Monteiro de Oliveira \ Tiago Vieira Cavalcante e José Arilson Xavier de Souza.

Sinopse

Geografias apreendem religiões, e sistemas religiosos se redimensionam em geografias de múltiplas representações. Esse jogo emergente das apreensões, ligado à leitura ampliada dos espaços simbólicos, culmina nas festividades, eventos-cidades manifestações devocionais que vitalizam os geossantuários nos procedimentos metodológicos de captura das festas. Este livro é uma mescla de vivências e experiências dos autores em campo, das inúmeras conversas, observações, anotações realizadas e retrabalhadas. Acesso ao livro.

Autores

Josier Ferreira da Silva\ Paulo Wendell Alves de Oliveira\ Cásio Expédito Galdino Pereira e Ana Paula Rodrigues da Costa

Sinopse

O IV Simpósio Nacional sobre Patrimônio e Práticas Culturais, teve por temática central "Patrimônio e Práticas Culturais: perspectivas transdisciplinares da patrimonialização e dos saberes-fazeres populares" e desenvolveu diversas atividades relacionadas ao tema. O evento contou com a participação de pesquisadores de diversas instituições do país e pesquisadores de Moçambique, Argentina e Portugal, ampliando os horizontes do debate.

O E-book contém artigos de conferencista, palestrantes e coordenadores de GT's, que participaram durante a programação do simpósio, e demais convidados que também compõem essa importante obra que aborda aspectos relevantes do Cariri cearense e de outras partes do Brasil. Acesso ao livro.

Autores

Lejavitzer Lapoujade, Amalia Ruz, Mario Humberto.

Sinopse

O livro Paisagens sensoriais: um patrimônio cultural dos sentidos reúne doze ensaios de autores uruguaios e mexicanos que refletem sobre a paisagem cultural. Desde 2002, quando a Convenção Europeia da Paisagem a define como a transformação de uma paisagem natural pela ação humana, a paisagem cultural tornou-se um conceito abrangente que permite superar a dicotomia artificial entre patrimônio histórico e material e patrimônio etnográfico e imaterial. Assim, enquanto as paisagens nada mais são do que as imagens que surgem das percepções sensoriais do ambiente, nelas se integram a memória, as memórias e os sentidos de quem as percebe; Nessa apreensão da paisagem e da sua interpretação, o ser humano recria o território em cada uma das representações, evocações e construções, figurativas ou abstratas, plásticas, sonoras, urbanas, gastronômicas e tantas outras, que constituem novas leituras e significados de aquelas paisagens culturais. Quando falamos de paisagem cultural, estamos, portanto, perante um patrimônio vivo e integrador, em contínua transformação, que se condensa nos séculos da história presente e, ao mesmo tempo, na gênese de infinitas projeções de futuro. Este livro oferece, como as peças que constituem um mosaico, os olhares de arqueólogos, historiadores, antropólogos, filólogos, arquitetos, enólogos, historiadores da arte, filósofos, semiólogos e artistas visuais que contemplam a paisagem, atravessada pelo sensorial, uma perspectiva que busca valorizar o patrimônio dos usos, práticas e costumes associados à transformação e ressignificação dos territórios do México e do Uruguai. Acesso ao livro.

bottom of page